Caixas eletrônicos de uma agência do Sicredi, localizada no bairro Parque Pinheiro Machado, em Santa Maria, foram alvo de bandidos especializados no último sábado. É a hipótese mais provável que está sendo investigada pela Delegacia Especializada de Furto, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).
O sumiço do dinheiro foi comunicado à polícia na segunda-feira. Segundo o delegado da Defrec, Sandro Meinerz, esse tipo de furto não danifica o caixa eletrônico:
_ Eles devem adaptar algum equipamento ao caixa, um notebook, um tablet, não sei, e então a máquina libera o dinheiro com se fosse um saque qualquer, mas não fica registrado no sistema.
Conforme o delegado, a ocorrência só foi registrada nesta segunda-feira, após a contagem do dinheiro das máquinas, quando os funcionários perceberam que o valor dos caixas eletrônicos não correspondia com o número de saques efetuados pelos clientes. Meinerz acredita que dinheiro de pelo menos três caixas foram furtados. O banco ainda não informou o valor levado.
Quadrilha presa em Ijuí pode ter agido aqui
Para seguir as investigações, Meinerz aguarda as imagens da câmeras de segurança do banco e mais informações sobre uma quadrilha presa em Ijuí, no noroeste do Estado, na madrugada de hoje. Os integrantes do bando seria de São Paulo e do Ceará.
_ Os bandidos estragaram as câmeras, mas ao menos o registro de chegada deve existir. Já solicitamos as imagens, também vamos ouvir quem foi a pessoa que constatou essa divergência de valores e providenciar cópias da prisão da quadrilha em Ijuí, que pode ser a mesma que realizou o furto em Santa Maria _ disse o delegado.
Nesta madrugada, quatro homens foram presos em Ijuí por suspeita de assaltos a caixas eletrônicos em diversas cidades do Estado e de fora, como Joinville, Curitiba, Vacaria, Caxias do Sul São Luiz Gonzaga, Salvador das Missões, Santiago e Santo Ângelo. A polícia acredita que, somente em fevereiro, o grupo tenha roubado dinheiro de pelo menos 11 equipamentos Sicredi.
De acordo com a Brigada, o último roubo teria acontecido na tarde de segunda-feira, em Salvador das Missões, quando foram levados mais de R$ 14 mil de um caixa eletrônico do Sicredi.
"